Segunda-feira, 19 de Julho de 2004

IV Mostra de Artesanato e Gastronomia de Penacova

Chegou ao fim mais uma edição da Mostra de Artesanato e Gastronomia de Penacova, organizada pelo Municipio de Penacova e Extenção Educativa.

Tal como tem sido habitual nas anteriores edições, muitos foram os Stands de divulgação onde algumas das Instituições de Solidariedade e Associações Juvenis do Concelho se mostram ao publico, divulgando o que demais vêm fazendo nos ultimos tempos, e alguns artesãos a trabalharem ao vivo na confecção dos afamados Tapetes de Arraiolos, Bordados de Almalaguês, Tabalhos em flores secas, Canastreiros, As costureiras fazendo colchas de trapos, Pinturas diversas, trabalhos em madeira e em vime.

Paralelamente com estes stands, tivemos 6 Tasquinhas, onde o Centro de Acolhimento de Penacova, o GSSDCR Miro, e o Rancho Floclórico de Penacova, serviam diáriamente alguns dos pratos regionais mais caracteristicos do Concelho, como são: A Chanfana; Peixe do rio frito, Arroz de cabidela; Cozido à portuguesa e o Bacalhau com batata a murro. Da APPACDM de Figueira de Lorvão vieram os doces regionais, tais como o pastel de Lorvão e as Nevadas de Penacova. E da Associação de Jovens e Idosos de S. Mamede e Comissão de Melhoramentos de Paradela da Cortiça os petiscos mais caracteristicos, que foram a orelheira de porco cozida, chouriças e murcelas grelhadas.

Ainda no decorrer do certame, comemorou-se o Feriado Municipal de Penacova (Dia 17 de Julho), com o lançamento de um Livro por parte do Círculo de Leitores, sobre o primeiro Presidente da República Portuguesa e natural deste Concelho, Dr. António José de Almeida. Seguiu-se a assinatura de um protocolo de comparticipação, com a Secretaria de Estado da Administração Local para as obras do Centro Histórico de Penacova, e a Inauguração das Piscinas Municipais de Penacova.

Vários foram os grupos floclóricos que passaram pelo palco instalado em frente aos Paços do Concelho, que destacamos: - Da nossa Ilha Terceira (Açores); de França; da Holanda da India e vários do continente Português, sendo que destes, 3 eram do Concelho de Penacova: Rancho Floclórico de Penacova; Paliteiras de Chelo e Folclórico e Etenográfico de Lorvão.

Queremos deixar uma palavra de agradecimento à Prof. Clara Raposo e Drª Paula Silva, pela organização do evento. Parabens e continuem, nós direcção do GSSDCR Miro, estamos cá para vos ajudar dentro do possível, pois nós sabemos nem sempre têm o reconhecimento que merecem por parte daqueles, que nada sabem fazer que não seja criticar o trabalho dos outros.

Ao Municipio de Penacova, em particular ao sr. Presidente Mauricio Marques, e a toda a vereação, pelo trabalho que têm feito em pról do Concelho de Penacova que muito nos orgulha. Também a vós o nosso muito obrigado. Esta direcção está e estará sempre pronta a ajudar sempre que possível nas vossa iniciativas.
publicado por mnogueira às 23:06
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Julho 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
29

30
31


.posts recentes

. I Final-Four “Evoluir o F...

. Rainha Santa Isabel desce...

. VAMOS TODOS A VILA VERDE

. Bispo de Coimbra Visita S...

. PREVENÇÃO DA GRIPE DAS AV...

. Artigo do Jornal Futsal

. ELEIÇÕES PARA OS ORGÃOS S...

. FESTA DE NATAL

. Programa Eleitoral e cand...

. # Festa de Natal

.arquivos

. Julho 2006

. Junho 2006

. Março 2006

. Dezembro 2005

. Outubro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

. Novembro 2004

. Outubro 2004

. Setembro 2004

. Agosto 2004

. Julho 2004

blogs SAPO

.subscrever feeds